Obstáculos ou oportunides

obstaculos-oportunidades

Um otimista vê a oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê a calamidade em cada oportunidade.
Winston Churchill

A historinha que vou contar a seguir é bastante conhecida pelos profissionais de vendas, porque simboliza brilhantemente, com poucas palavras, o comportamento de um profissional otimista e um pessimista. É muito boa para reflexão e análise, não somente para vendedores, mas também para profissionais de qualquer outro campo de atividades, porque todas as pessoas lidam com situações que podem ser interpretadas de modo positivo ou negativo.

Uma empresa fabricante de sapatos, com planos de expandir seus negócios para o mercado internacional, enviou dois vendedores a um longínquo país africano para investigar a possibilidade de vendas naquele local. Um deles era otimista e, o outro, pessimista, por isso a empresa não avisou a cada um deles que o outro iria também sondar o mesmo mercado, e eles fizeram a viagem em datas diferentes.

Primeiro foi o pessimista. Ficou lá três dias e, depois de percorrer os principais pontos do país, enviou um e-mail à empresa, dizendo:

– Más notícias. Aqui ninguém usa sapatos.

Quando ele estava embarcando de volta, seguiu para lá o otimista. Fez o mesmo percurso do primeiro vendedor e, no último dia, enviou esta mensagem para empresa:

– Boas notícias! Aqui ninguém tem sapatos!

A situação era a mesma. O que um encarou como impossibilidade – já que ninguém usava sapatos, portanto ninguém compraria -, o outro enxergou como grande oportunidade – já que ninguém ainda tinha sapatos, o mercado estava inexplorado, com 100% dos clientes a serem atendidos.

O pessimista olha tudo com um olhar negativo e pequenas barreiras tornam-se grandes muralhas. Enquanto isso, o otimista encara a vida positivamente e faz, das tristezas, estímulos para dias melhores. O que você prefere para sua vida?

Autor Salomão Ribeiro, Coaching