Como desenvolver sua capacidade de liderar

como-desenvolve-capacidade-liderar

Para nos desenvolvermos em qualquer área, antes de tudo precisamos nos conhecer. O autoconhecimento nos permite perceber, de forma gradativa, tudo o que necessitamos transformar. Só assim podemos descobrir nossos pontos fortes e nossas limitações.

Ao longo da vida acumulamos crenças a respeito de nós mesmos e do mundo, que automaticamente passam a acionar nossas atitudes. Muitas vezes, nem percebemos que essas crenças determinam nossas escolhas e reações. Elas podem ter aspecto positivo quando nos estimulam a agir e, assim, proporcionam crescimento. Por outro lado, quando nos estimulam a agir e, assim, proporcionam crescimento. Por outro lado, quando nos fixamos em algumas delas e nos recusamos refletir e a mudar, sua ação é negativa. Se a pessoa não percebe que está sendo conduzida por crenças, é pouco provável que consiga mudar.

Quando tomamos consciência dessas crenças, são maiores as possibilidades de mudança e torna-se mais fácil adquirir as habilidades de liderança. Esse processo exige que libertemos de alguns hábitos e atitudes, aprender outros que realmente sejam favoráveis ao desenvolvimento pessoal.

Tenha sempre em mente que o conhecimento é uma base forte para o líder. Toda atividade profissional, ao nível de liderança, exige conhecimento profundo especializado. Assim, liderar uma equipe exige mais do que conhecimento. Saber ouvir e se comunicar de forma precisa e eficaz, por exemplo, são habilidades essenciais para o líder bem-sucedido.

Nesse processo de aprimoramento, é necessário um planejamento pessoal, com metas bem estabelecidas, e um monitoramento para não se desviar do foco.

As habilidades necessárias para você tornar-se um líder fazem parte dos princípios de gerenciamento de pessoas. Uma das mais importantes é a arte de motivar os integrantes da equipe, porque cada ser humano é diferente. O líder deve ter essa consciência, descobrir em cada pessoa seu talento, promover seu aperfeiçoamento e ajudá-la a alcançar o sucesso. Quando você estiver nesse nível, estará sendo um líder eficaz.

Certamente você já participou de vários trabalhos em grupo, no ensino secundário ou superior, em grupos de jovens e nas equipes organizacionais. Essa experiência pode ajudá-lo muito a desenvolver sua liderança. Aplique essa ferramenta com seus liderados.

O bom profissional é aquele que nunca pensa que o que conquistou é o bastante, que sempre quer algo mais, que está disposto a sacrifícios individuais em nome de um objetivo coletivo. O bom líder é aquele que consegue incutir esse questionamento em seus colaboradores.
Bernadinho

Autor Salomão Ribeiro, Coaching